quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

AS FESTAS DO POVO DE CAMPO MAIOR (3)

Em Campo Maior costuma dizer-se que as festas se fazem quando o povo quer. Mais adequado seria dizer-se que as festas se foram fazendo, consoante as condições para que pudessem ser feitas. Por isso, tendo sido concebidas para serem anuais, têm sofrido interrupções ditadas pelas circunstâncias que determinaram a vida da sua população.
            As Festas do Povo de Campo Maior adquiriram desde cedo bastante pujança e fama, a nível regional. Esse facto deve-se à grandiosidade de uma festa que consistia em ornamentar, senão todas as suas ruas, pelo menos a maior parte das ruas da povoação. Usando formas elaboradas de decoração e de iluminação, recorrendo, primeiramente a vegetação natural, depois a um material de grande efeito decorativo, o papel - utilizado para fazer balões, franjas, lenços, encadeados, bandeirolas e flores. Exigindo um considerável esforço e investimento à população local, só se podiam fazer quando a situação social era estável e havia condições económicas favoráveis .
            Nos primeiros cinquenta anos, mantiveram-se, com uma expressão muito localizada, tendo ressonância apenas nas localidades que lhe ficavam mais próximas.

Sem comentários:

Enviar um comentário