domingo, 22 de março de 2020

AS FESTAS DO POVO DE CAMPO MAIOR (8)

 – Que presente e que futuro para as "Festas do Povo de Campo Maior"?
            Em cerca de 111 anos, as festas realizaram-se 33 vezes. Nos primeiros cinquenta anos da sua existência, mantiveram-se como uma realização cultural  muito localizada, com ressonância apenas nas localidades que lhe ficavam vizinhas.
            Depois da 2ª Grande Guerra, - mais concretamente, nos anos cinquenta do Séc. XX, - as Festas do Povo de Campo Maior conheceram um notável desenvolvimento.
Rapidamente ganharam fama a nível nacional, e mesmo internacional, devido á sua projecção para lá da fronteira.
            Aproveitando a tendência para a globalização propiciada pela extensão e pelo aperfeiçoamento dos transportes e das vias de comunicação, tornaram-se um fenómeno significativo de massificação da cultura popular e um lugar de grande romaria apesar de não estarem ligadas a qualquer fenómeno de culto ou de peregrinação.
            O desenvolvimento da economia local e, mais uma vez, devido ao efeito de fronteira, com a torrefacção de cafés, que constituiu a base de sustentação de uma indústria local a qual  permitiu um crescimento  demográfico - e a criatividade da população -, radicada numa tradição secular,  criou o milagre destas "Festas" que, apesar de muito copiadas, ainda não foram igualadas.
            Mas, como irão sobreviver as "Festas", se são tantas as mudanças e tão profundas as transformações sociais que se estão a verificar?
 Como todos os fenómenos humanos, as "Festas do Povo de Campo Maior" terão de evoluir, adaptando-se às novas condições, para garantirem a sua sobrevivência. Nota-se, - neste tempo que vivemos -, uma procura ainda imprecisa de novas soluções.
Serão as mais adequadas?
            Do acerto das soluções e dos caminhos que se escolherem depende a possibilidade de perdurarem, ou a sentença da sua extinção. As “leis” que determinam a "vida das socidades” e a sua “história”, não deixam lugar para inadaptações.
            É, nosso desejo e nossa fé, que haja um futuro, se possível ainda mais glorioso, para as Festas do Povo de Campo Maior.
----------------------------------------------------------------------

Sem comentários:

Enviar um comentário