sexta-feira, 27 de março de 2020

AS FESTAS DO POVO DE CAMPO MAIOR (9)

AS “FESTAS DO POVO DE CAMPO MAIOR”
As manifestações culturais que compõem o “património cultural " de uma sociedade reflectem as fases e a evolução dessa mesma sociedade.
Há manifestações culturais de carácter “mais erudito”.
Há manifestações culturais de carácter “mais popular”.
As “Festas do Povo de Campo Maior” , bem como o "cantar as saias" são a mais notáveis manifestações de cultura popular produzidas pela comunidade campomaiorense.
As "Festas do Povo" nasceram ligadas à celebração de um “mito” religioso local, próprio da sociedade essencialmente rural e agrícola que, - até meados do séc. XX-, era a sociedade campomaiorense. Mas, a motivação religiosa foi dando lugar a manifestações festivas e expressões artísticas que englobavam a intervenção e a participação de quase toda a população.
As “Festas do Povo de Campo Maior” começaram por ter um carácter meramente local. Mas, foram ganhando fama a nível regional, depois nacional, até atingirem fama, mesmo além-fronteiras.
Em finais do séc. XIX, com o crescimento duma nova estrutura social, a dos artistas, ligados às emergentes profissões artesanais, foram assumindo uma capacidade de intervençâo e de criatividade tão excepcionáis, que isso lhes valeu que a população as tenha designado pelo nome de Festas dos Artistas.
Depois, já no séc. XX, porque envolviam toda a população, levaram a que para as realizar, em cada rua, se formasse uma “comunidade da vizinhança que nela habitava.  Tomaram então a designação de Festas do Povo.
E agora que, na parte mais antiga da vila, as “comunidades dos vizinhos” são já tão escassas e tão desligadas que praticamente não dão para traçarem e realizarem novos projectos? ...
Em que irão tornar-se estas festas, ditas "Festas do Povo"?
Esta é a questão fundamental que importa entender. Estamos a lidar com uma manifestação de cultura popular que, realizada numa vila cuja população  que oscila entre 7 e 10 mil habitantes, chegou, com as suas “Festas”, a atrair muitos  milhares de visitantes.          
A sociedade actual, está, nesta vila, a atravessar um período de rápidas e acentuadas mudanças que poderão pôr em risco a própria existência desta interessante manifestação de cultura popular.
As “FESTAS DO POVO”, bem como a outra manifestação da cultura popular campomaiorense que frequentemente lhe estava associada – o “CANTAR E BAILAR AS SAIAS” –, confrontam-se com as grandes mudanças socio-culturais que poderão colocar em questão a sua sobrevivência. A menos que sejamos capazes de encontrar soluções mais adequadas às circuntâncias da sociedade em que actualmente vivemos.
Termino com esta interrogação:
            Como se deve proceder para se garantir a preservação e a continuação desta importante manifestação de cultura popular, que são as “Festas do Povo de Campo Maior”?
------------------------------------------------------------------------------
Publicado por Francisco Galego.

Sem comentários:

Enviar um comentário